quinta-feira, 3 de fevereiro de 2011

Saiba discernir o seu temperamento


Só lhe será possível usar bem o conceito de temperamento quando você souber discernir qual é o tipo do seu próprio temperamento.depois que você examinar minuciosamente o gráfico dos temperamentos , poderá descobrir o(s) seu (s) temperamento(s) predominate (s) fazendo uma lista das características que se destacam em sua personalidade .Veja primeiro os seus pontos fortes, suas qualidades, porque é mais fácil ser objetivo quanto as suas qualidades do que quanto as suas fraquezas. Uma vez determinadas as qualidades, procure encontrar os defeitos correspondentes. Muitas pessoas tem a tendencia de mudar de ideia quando examinam seus defeitos, mas é melhor você resistir a essa tentação e enfrentar com realismo as suas fraquezas.
Diversos fatores devem ser lembrados quando você estiver procurando descobrir seu temperamento. O mais importante é que ninguém se caracteriza por apenas um temperamento. Não só os nossos pais, mas também os avós contribuiram para a formação da nossa personalidade, assim, todo mundo é uma mescla de temperamentos, pelo menos dois e as vezes até três. Emmanuel Kant e seus seguidores europeus deixaram de reconhecer isso e essa ideia caiu em descrédito juntamente com o advento da psicanálisa Freudiana.
A insistência intransigente de Kant no sentido de que toda pessoa se enquadra em um unico dos quatro temperamentos excluindo-se os outros três, não pode ser mantida por muito tempo depois de um exame criterioso da teoria.
Mas, em geral um dos temperamentos será sempre mais destacado do que o outros três. Ex: um sanguíneo-colérico pode ser 60% sanguíneo e 40% colérico. Um melancólico-colérico poderá ser 70% melancólico  e 30% colérico. É possível até que uma pessoa seja 50% fleumática, 30% sanguínea e 20% melancólico. Quanto mais predominante seja um determinado temperamento, mais fácil se torna diagnosticar a personalidade. Ás vezes é impossível determinar o temperamento secundário. Naturalmente uma pessoa que tenha uma combinação de dois ou três temperamentos bem destacados será bem dificil de diagnosticar.
Para uma pessoa cujo temperamento seja uma mistura a ponto de tornar dificil a análise, e que essa pessoa não será de modo algum um extremista. Se por um lado, suas qualidades não forem muitos saliente, em contrapartida também seus defeitos não serão. Assim, não é o caso de se sentir frustrada por não ter tendências temperamentais muito acentuadas. Essa pessoa pode ser considerada perfeitamente normal.
Outro fator a ser considerado quando tiver diagnosticando seu temperamento é a idade. A maioria dos temperamentos é mais fácil de distinguir entre os quinze e os trinta e cinco anos. Dessa época em diante, suas atitudes em geral se alternam a não ser que os hábitos, as experiências ou outras pressões  as acentuem . A condição física da pessoa sempre afetará suas expressões de temperamento.
A pressão alta poderá fazer com que a pessoa, de temperamento sossegado assuma atitude e atividades mais intensas do que seu temperamento indicaria.
A pressão baixa tenderia a fazer com que um sanguíneo ou colérico parecesse menos tenso. Já outras pessoas possuem estruturas fisiológicas que criam tensões nervosas- e isso certamente afetará a expressão do seu comportamento.

Vamos ao Teste, pegue caneta e papel, lembre-se seja o mais sincero possível ao discernir seus defeitos e qualidades, e liste todas que você possui:

Comunicativo; Enérgico; Destacado; Resoluto; Entusiasta; Independente; Afável; Otimista; Simpático; Prático; Bom companheiro; Eficiente; Compreensivo; Decidido; Crédulo; Líder; Audácioso; Habilidoso; Diplomata; Bem humorado; Minuscioso; Calmo; Leal; Conservador; Dedicado; Tranquilo; Esteta; Idealista; Ocionista; Sensível;

Pulsilâmine; Irracundo; Volúvel; Sarcástico; Indisciplinado; Impaciente; Impulsivo; Prepotente; Inseguro; Intolerante; Egocentrico; Vaidoso; Barulhento; Exagerado; Auto-Suficiente; Medroso; Incensível; Astucioso; Egoísta; Calculista; Inflexível; Introvertido; Crítico; Desmotivado; Vingativo; Pretencioso; Anti-Social; Desconfiado; Confuso; Contemplativo; Teórico, Indeciso; Pessimista; Temeroso; Amuado;


Vocabulário:
Temeroso: Que teme; reverencia.
Calculista: Interesseiro, vantagem, proveito.
Sarcástico:  Zombaria, malicioso.
Iracundo: violento, cheio de ira.
 Astucioso: enganar, que engana fácil.
Pusilâmine: fraco de animo, energia, falta de coragem, covarde.
Impulsivo: Age sem refletir, que fácilmente se excita ou enfurece.
Amuado: Mau humorado
Contemplativo: sonhador, consideração
Pretencioso: Vaidoso, soberbo, presunçoso
Prepotente: influenciador
Afável: fácil e cortez nas relações, delicadeza, amabilidade
Crédulo: que crê fácilmente, ingênuo
Entusiasta: animado no vigor, no falar ou no escrever
Minucioso: atencioso
Ingênuo: sem malicia, franco, inocente, puro singelo
Ocionista: que não trabalha, desocupado, preguiçoso
Esteta: pessoa  que coloca os valores estéticos, a beleza acima de tudo
Idealista: opnião, conceito, pensamento, doutrina mental, intelectual ou psicológica
Leal: sincero, franco, onesto, fiel aos compromissos, resolvido
Audacioso: coragem, ousadia, impulsos que levam a cometer atos arrojados, atrever-se, lançar-se
Diplomata: discreto, hábil
Conservador: opôe-se a mudar seu jeito de ser
Eficaz: produz efeito desejado
Simpático: agradável
Egocêntrico: que se refere ao próprio eu, egoísta, que demosntra egoísmo
Resoluto: audaz, decidido, resolvido
Teórico: relativo a teoria, autor ou criador de teoria, explicar por teoria, reduzir a teoria, tratar um assunto teóricamente, conhecimento expeculativo meramente racional
Expecular: examinar com atenção, averiguar, pesquisar, valer-se de certa posição de circunstância para obter vantagem
Volúvel: que gira facilmente, inconstante, mudável, leviano ( instável)

Após identificar as qualidades e defeitos, veja qual dos temperamentos você se encaixa:

Temperamento Sanguíneo ( atores, vendedores, oradores) - Qualidades: comunicativo, destacado, entusiasta, afável, simpático, bom companheiro, compreensivo, crédulo- Defeitos: pusilâmine, voluvel, indisciplinado, impulsivo, inseguro, egocêntrico, barulhento, exagerado, medroso.

Temperamento Colérico ( produtores, construtores, líderes): Qualidades: Enérgico, Resoluto, Independente, Otimista, Prático, Eficiente, Decidido, Líder, Audacioso- Defeitos: Iracundo, Sarcástico, Impaciente, Prepotente, Intolerante, Vaidoso, Auto-Suficiente, Incencível, Astucioso.

Temperamento Melancólico ( artistas, musicos, inventores, filósofos, mestres) : Qualidades: Habilidoso, minucioso, sensível, ocionista, esteta, idealista, leal, dedicado- Defeitos: Egoista, amuado, pessimista, teórico, confuso, anti-social, critico, vingativo, inflexível

Temperamento fleumático ( diplomatas, administradores, professores técnicos) Qualidades: Calmo, tranquilo, cumpridor, eficiente, conservador, prático, líder, diplomata, bem humorado- Defeitos: Calculista, temeroso, indeciso, contemplativo, desconfiado, pretencioso, introvertido, desmotivado.


Nenhum comentário:

Postar um comentário